Os coordenadores de catequese das áreas Pastorais da Arquidiocese criaram um grupo de whatsapp para compartilhar experiências e buscar caminhos para a catequese em tempos de pandemia.
Os desafios são muitos e transformar os encontros de catequese tradicionais em encontros virtuais ainda está longe de ser realidade por aqui.
Iniciativas novas, contudo estão surgindo e algumas até resgatam valores essenciais da fé como a oração em família. Dejacy Grampinha, a Deja, coordenadora da catequese da paróquia São Lucas e representa a área de Vila Velha na comissão de catequese, enviou a sugestão da coroação de Nossa Senhora para ser feita em família, nesta semana. Essas e outras atitudes podem e devem provocar um envolvimento maior das famílias com a catequese.
Mas como está funcionando o grupo dos coordenadores? Quem explica é Deja. Segundo ela o propósito é manter diálogo sobre como caminhar, “os desafios são muitos”, disse, mas “sugerimos sites e lives que possam ajudar nossos catequistas neste momento”. Deja respondeu a duas perguntas:
1. O que já surgiu de iniciativas no grupo e foi importante? O que surgiu de importante foi uma reflexão de que temos muitas dificuldades, assim como nossos catequistas em utilizar ferramentas tecnológicas. Falta-nos recursos. Pensamos em montar vídeos com os encontros, mas daí vem o questionamento, será que em todas as comunidades nossos catequizandos terão acesso? Sabemos que temos realidades bem diferentes. Tem paróquia que prepara o material do encontro e a família pega na secretaria paroquial. A grande maioria utiliza o whatsap. E, também alguns enviam momentos celebrativos e atividades.
2. O que essa experiência no grupo lhe trouxe de benefício? O benefício pessoal foi conhecer mais de perto as realidades de nossa Arquidiocese. As sugestões também me auxiliaram na orientação das catequistas na paróquia onde atuo. Trouxe-me, também, uma inquietação muito grande, não estamos preparados para a era tecnológica. Precisamos de um canal de comunicação mais abrangente em nossas paróquias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.