Solenidade da natividade de São João Batista

“A ‘humildade de João constitui o seu maior mérito; ele poderia enganar os homens, passar por Cristo, ser visto como Cristo, tão grandes eram a sua graça e a sua virtude, e contudo declara abertamente: «Eu não sou Cristo. – És Elias? […] – Não sou Elias» (Jo 1,20-21)’” (Santo Agostinho)

Dia 24 de junho, celebramos solenemente a Natividade de São João Batista em que “anuncia a chegada dos tempos messiânicos, nos quais a esterilidade se tornará fecundidade e o mutismo, exuberância profética” (cf. Missal Dominical – Missal da Assembleia Cristã).

Tal celebração nos enfatiza a preparação do caminho de Deus, pois “houve um homem enviado por Deus: o seu nome era João. Veio dar testemunho da luz e preparar para o Senhor um povo bem disposto a recebê-Lo” (cf. Antífona da Entrada). Assim, com nascimento de João Batista, retoma a identidade do Profeta, justaposta por Deus, afirmada no livro profeta Isaías: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra” (cf. Is. 49, 6).

Portanto, a missão vai além do aceitar o que foi predestinado, mas, sim, testemunhar a mensagem de salvação. Porém sem méritos pra si, afinal “somos como o barro na mão do oleiro” (cf. Jr 18, 6) e, nas palavras do próprio São João Batista: “Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias” (cf. At 13, 25b – d).

E, o Evangelho(cf. Lc 1,57-66.80), relata a escolha do nome profético de João – “Deus é cheio de graça” ou “a graça e misericórdia de Deus” – em que Isabel e Zacarias rejubilam de ter um filho na velhice e daquela que era considerável estéril. A graça e misericórdia de Deus é vivenciada por aquele que foi escolhido para anunciar a vinda do Salvador, afinal “ele era a voz, uma voz que dá testemunho da Palavra, indica a Palavra, o Verbo de Deus, a Palavra. Ele era o pregador da penitência que batizava, o batista” (Papa Francisco).

Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

São João Batista, rogai por nós! Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Saudações em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.